Órgão oficial de representação dos italianos no Nordeste
> Escolha seu idioma

contato@comitesnordeste.com.br

Quem Somos

Manter os laços culturais com a Itália, informar o Consulado e o Governo Italiano sobre as necessidades da comunidade e dar parecer sobre projetos em favor dos cidadãos italianos que residam fora do país são os principais objetivos dos Comitês dos Italianos no Exterior – COMITES.

Tratam-se de órgãos eletivos que representam as exigências dos cidadãos italianos no exterior perante suas relações internas na comunidade e com os consulados, com os quais colaboram para determinar as necessidades de natureza social, cultural, assistencial, desportiva e recreativa da coletividade italiana. Os COMITES estabelecem parcerias com as regiões italianas e autonomias locais, bem como com entidades e associações que operam na circunscrição consular para promover, no interesse da comunidade italiana, todas as iniciativas consideradas oportunas em matéria educativa, de formação profissional e do lazer.

Podem apresentar as solicitações da coletividade italiana às autoridades e instituições locais e colaborar na vigilância ao atendimento dos direitos e interesses dos residentes na circunscrição e emigrantes e no estreitamento das relações Brasil-Itália, tanto no que diz respeito aos direitos civis quanto de contratos trabalhistas, normas previdenciárias, condições de higiene e segurança no trabalho e leis internacionais subscritas pelo Brasil em favor de emigrantes.

Consulado da Itália no Recife

A circunscrição do Consulado da Itália no Recife conta com 12 membros eleitos em seu COMITES, abrangendo os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A eleição para escolha desta gestão aconteceu em 5 de maio de 2015. Só os cidadãos italianos com mais de 18 anos residentes no exterior, inscritos nas listas eleitorais e residentes na circunscrição há pelo menos seis meses, puderam participar das eleições, através de voto secreto, direto e pessoal.

Todas as circunscrições consulares no mundo estão aptas a eleger um COMITES, desde que tenham um mínimo de três mil italianos residentes cadastrados. Há quase cinco mil inscritos nesta circunscrição. No Brasil, existem seis comitês, atuando nas circunscrições consulares de Recife, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os representantes se reúnem obrigatoriamente três vezes ao ano e extraordinariamente quantas vezes forem necessárias. É o que se chama de InterCOMITES. Em 2004 e 2005, já aconteceram duas reunião de presidentes de COMITES, em Brasília e em São Paulo.

O Governo da Itália entende as eleições do COMITES como a ocasião de valorizar as comunidades italianas no exterior. Esta última eleição no Recife aconteceu em um quadro institucional de recentes mudanças positivas. Além da criação do cargo de Ministro para os Italianos no Mundo, da reforma na lei dos COMITES, a Constituição Italiana passou a reconhecer o exercício do direito de voto e da escolha de uma representação parlamentar dos italianos no exterior, a partir das próximas eleições legislativas. Por conseqüência, abrem-se às comunidades italianas no exterior novas oportunidades de afirmação no âmbito da paridade de direitos.